Introdução
A VII Semana de Geografia da UNEAL disponibilizou um espaço para a discussão de diversas temáticas da Geografia através de sessões de comunicação oral e sessões de banners.
Etapas
Em 05/10/2015: foi encerrado o prazo para submissão de trabalhos. Os trabalhos enviados foram um artigo de 8 a 15 páginas para comunicação oral e/ou um resumo expandido de até 4 páginas para a apresentação de pôsteres (banners).
Em 05/10/2015: foi divulgado as lista de trabalhos aprovados para o evento.
15/10/2015: foram apresentados os trabalhos submetidos para comunicação oral em EDPs – Espaços de Diálogo e Práticas.
16/10/2015: foram apresentados os trabalhos submetidos para apresentação de pôsteres (banners).
Autores
Cada trabalho teve no máximo 3 autores.
Cada autor submeteu no máximo 2 trabalhos.
Certificados: foram disponibilizados no site do evento.
Dicas para elaborar um bom trabalho
1. Um bom trabalho científico deve apresentar: título, área temática, autores, informações sobre os autores, resumo de até 500 palavras, palavras-chave (até 3), introdução, justificativa, metodologia, discussões/resultados, conclusão e referências.
Informações sobre os autores: instituição de estudo (pode ser utilizado apenas a sigla) e e-mail pessoal.
Resumo de até 500 palavras: deve apresentar uma breve introdução, objetivo, metodologias (métodos de pesquisa e referências), breves discussões/resultados e conclusão sem repetição de resultados.
Introdução: Deve conter o referencial teórico ou revisão bibliográfica e o objetivo do trabalho. Nesse tópico o autor pode apresentar os principais conceitos que devem ser utilizados durante a sua pesquisa através do referencial teórico. Também pode discutir a sua temática através das palavras e experiências de outros autores, fazendo uma análise desses conhecimentos.
Justificativa: destacar a relevância e o porquê tal pesquisa deve ser realizada.
Metodologia: descrever o tipo de pesquisa, visão epistemológica, amostra, instrumento e forma de coleta dos dados e demais informações pertinentes.
Discussões/resultados: descrever os resultados obtidos na pesquisa, de forma clara e objetiva, indicando o método utilizado para análise dos dados.
Conclusão: Incluir os principais resultados da pesquisa, eventuais limitações do estudo e até indicações de futuros trabalhos.
Referências: devem ser colocadas de acordo com as normas da ABNT em vigor, separadas por uma linha.
2. Para comunicação oral deve ser submetido um ou dois artigo(s) de 8 a 15 páginas.
3. Para apresentação de pôsteres (banner) deve ser submetido um resumo expandido de até 4 páginas.
4. O arquivo do trabalho deve ser salvo em DOC (documento de texto) ou DOCX (documento do Microsoft Office Word) com tamanho máximo de 5 MB.
Formatação
A fim de manter uma formatação padronizada, os trabalhos apresentaram a seguinte formatação geral:
1. Margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm.
2. Fonte Times New Roman.
3. Tamanho da fonte em 12 pt, mas usar um tamanho menor para citações com recuo de 4 cm, notas de rodapé e legendas das figuras.
3. Letras maiúsculas para o título, os tópicos (introdução, procedimento metodológico, resultados e discussão, conclusão e referências) e partes das referências e citações conforme normas da ABNT.
4. Espaçamento de 1,5 entre linhas com exceção do resumo (simples ou 1,0 pt) e de citações com recuo de 4 cm (simples ou 1,0 pt).
5. Alinhamento justificado com exceção no título (centralizado), autores e as informações dos autores (alinhado a direita).
6. Figuras (gráficos, desenhos, tabelas, mapas ou fotografias) numeradas e colocadas no corpo do texto, apresentando a descrição da figura e a fonte/elaboração.
7. O trabalho foi enviado em um arquivo no formato DOC ou DOCX para possíveis edições da comissão organizadora na formatação.
Modelos
A fim de facilitar a elaboração dos trabalhos, para as pessoas que possuem dificuldade na criação de resumo expandido, artigo, apresentação de slide ou pôster (banner), foi disponibilizado os modelos dos links abaixo.
Observação: os apresentadores foram livres para definir qual a melhor formatação do seu banner ou apresentação de slides.
Áreas temáticas
1. História e epistemologia da Geografia.
2. Analise sócio-ambiental.
3. Cultura, identidade, diversidade e gênero.
4. Estudos do campo e da cidade.
5. Geografia agrária / movimentos sociais no campo.
6. Educação e ensino da Geografia.
Agradecimentos
Obrigado a todos aos participantes que submeteram seu trabalho a VII Semana de Geografia da UNEAL, juntamente com seus orientadores, e aos nossos caros avaliadores, que dedicaram parte de seu tempo na realização desse trabalho. Obrigado a todos.
Conclusão
Os trabalhos aprovados possivelmente serão publicados em anais, conforme informações da página:
Confira a lista de trabalhos aprovados através do link abaixo:
Os trabalhos foram enviados ao evento através do link abaixo, que já está encerado: